Bolacha de natal

terça-feira, 31 de agosto de 2010






As bolachinhas ao lado são uma criação minha e da Ângela, que no final do ano passado usamos alguns dias das férias para nos divertir da cozinha.

A receita da massa não é minha, peguei na internet. Muito fácil de fazer e fica uma delícia. É a seguinte:

Massa:
100 gramas de manteiga sem sal
3/4 de xícara (chá) de açúcar
1 ovo
1/2 colher de essência de baunilha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (café) de sal

Glacê
1 clara de ovo
300 gramas de açúcar impalpável (parece o de confeiteiro, mas é mais fininho)
1 colher (café) de suco de limão

Para fazer a massa, é fácil: é só misturar todos os ingredientes com a mão. Depois que a massa estiver pronta, embrulhe em papel filme e deixe-a descansar por 40 minutos na geladeira. Depois, é só abrir a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e cortar com as forminhas de biscoito (as minhas, em formato de coração, balão, árvore de natal e estrela, comprei numa loja de R$ 1,99). Eles assam num instante: cerca de 20 minutos.
O glacê também é facílimo e rende muuuuuuuito. Primeiro é só bater a clara com um pouco do açúcar em velocidade baixa. Vá acrescentando o restante do açúcar aos poucos. Junte o suco de limão e suba a velocidade da batedeira por 10 minutos. Está pronto quando o glacê estiver parecendo espuma de barbear. Para tingir, use corante em gel ou líquido. Depois, é só colocar em um saco de confeitar (tem no R$ 1,99 também) e desenhar em cima dos bicoitos já assados.

0 comentários:

Postar um comentário

Cozinha da vó! Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino